25 de julho de 2016

Arquivos de música em formato FLAC



Olá amigos e amigas, esse é um pequeno tutorial sobre o formato de arquivo FLAC (.flac), esse não é um formato comum ao publico em geral, que atualmente conhece apenas o MP3, ou do falecido WMA do Windows Media Player . No entanto, com a modernização da internet e sua disponibilidade ao publico, onde empresas tem ofertado velocidades cada vez maiores, fica fácil a utilização de arquivos com alta qualidade e de tamanho maior, como no caso, o formato FLAC. 

Esse formato existe a um bom tempo, sendo que tentei evitar sua utilização e disponibilização aqui no Blog, pelo simples fato de ser bem mais "pesado", por exemplo, um concerto do Pink Floyd em MP3 na sua maior taxa de bits (320 kbps), alcança o tamanho em torno de 350 mb, enquanto que esse mesmo concerto em formato Flac, ficaria em 850 mb a 1 gb, dependendo da qualidade. 

Portanto, o Blogspot Pink Floyd - Pa estará disponibilizando os discos no formato FLAC, pois, graças aos avanços da tecnologia de informação e comunicação, a internet no Brasil está mais decente, permitindo aos usuários realizar download de arquivos em alta qualidade (com 20 a mais gb sem problemas...). Veja a segui o que é o formato flac e suas vantagens.

Obs.: a desvantagem só existe ser sua internet for baixa (< 5 mb) ou seu espaço em HD para armazenamento é pouco (< 500 gb), por exemplo, a coleção de bootlegs do Pink Floyd em Flac supera bem fácil 100 gb!.


O que é o formato FLAC?

O formato FLAC (Free Lossless Audio Codec - Codec Livre de Áudio Sem Perdas), criado por Josh Coalson através de um algoritmo chamado Golomb-Rice. Esse formato de compressão, se aplicado ao master áudio (arquivo original da gravadora) garante uma cópia perfeita da música, mantendo todos os detalhes do arquivo original por ser um método de compressão sem perdas. 

Quando aplicados aos arquivos originais, conseguem uma taxa de compressão de até 50% sem descartar nenhum dado, ganhando de longe do formato ZIP para a mesma tarefa, que conseguem no máximo 20%. O MP3 que estamos acostumados pode chegar até 90% de compressão, porém elimina uma boa quantidade de detalhes, resultando em um arquivo de qualidade nitidamente inferior ao original.


Para um maior detalhamento sobre o formato FLAC, acesse AQUI


Onde posso reproduzir arquivos FLAC?

Para você que fez download de discos nesse formato é importante ter em seu PC um bom programa para "rodar" esses arquivos, pois o Windowns Media Player que vem instalado no computador não reproduz esse formato. 

Portanto, indico que baixe o programa Media Player Classic - HD, ele possui um pacote de codecs que reproduzem o formato FLAC e muito outros, sem fala que é um excelente player para reproduzir DVDs e vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário